é oficial

Luciano Schuch é nomeado reitor da UFSM

18.355

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Eduardo Ramos (Diário)
Luciano Schuch assume mandato de 4 anos como reitor da UFSM

Até então vice-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o professor Luciano Schuch foi nomeado oficialmente como reitor da instituição para os próximos quatro anos. A nomeação, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira. Schuch substituiu Paulo Afonso Burmann, que comandava a instituição há oito anos.

A sete dias do fim do mandato, Paulo Burmann apresenta relatório da gestão

Luciano Schuch é doutor em Engenharia Elétrica na UFSM e professor do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da UFSM. Já foi chefe de departamento, coordenador de curso e diretor do Centro de Tecnologia da UFSM. Ele foi o mais votado na pesquisa de opinião feita junto à comunidade acadêmica e, também, nos conselhos superiores da UFSM.

Em entrevista à CDN, o novo reitor comemorou o respeito à autonomia universitária e agradeceu o apoio recebido por lideranças que defenderam o nome dele junto ao Governo Federal. 

- É um dia de comemoração e de muita responsabilidade.Um dia de pensar cada vez mais o futuro dessa universidade e o impacto dela no Brasil, com seus mais de 30 mil alunos. É uma comunidade trabalhando em prol do futuro do nosso país. Esse é o papel da educação, quando ela transforma a vida do cidadão na jornada em busca do conhecimento - disse Schuch

Em plena véspera de Natal, a nomeação foi vista como um presente e oportunidade de seguir o projeto para a universidade que teve início com Burmann: 

- Não podemos esquecer que somos a continuidade de um projeto de uma universidade inclusiva e inovadora. Vamos seguir muito forte com esse projeto. Nós queremos desburocratizar nossa universidade, torna-la mais ágil. A questão a tecnologia já esta presente. Queremos uma universidade atenta as mudanças do mercado de trabalho e que ao mesmo tempo vai aceitar as diferenças.

Para o primeiro ano de gestão, Schuch terá R$ 120 milhões de orçamento, sendo R$115 milhões para pagar encargos como contas de água e luz e outros custos de estrutura e R $5 milhões para obras e compra de equipamentos. O novo reitor comentou que vai lutar junto ao governo federal para recompor esse orçamento e conseguir mais recursos.

ENTENDA A LISTA TRÍPLICE
Em votação dos conselhos superiores da UFSM, realizada no dia 28 de julho de 2021, ficou definido os votos para reitor e vice-reitor, que foram enviados para o governo federal para nomeação. Participaram da votação os membros do Conselho Universitário, Conselho de Curadores e Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão, o que totalizou 121 votos. Os três mais votados compõem a lista tríplice.

Para o cargo de reitor: Luciano Schuch foi o mais votado, com 42 votos, seguido das professoras Martha Adaime, com 32 e Cristina Nogueira, com 29 votos.

VICE-REITORA
Também em entrevista à CDN, Schuch adiantou que terá como vice-reitora a professoa Martha Adaime, que havia sido a mais votada para este posto pelo Conselho Universitário.

PASSAGEM
Em nota divulgada pela assessoria da UFSM, o evento de transmissão de cargo do ex-reitor, professor Paulo Afonso Burmann, para o atual, reitor ocorrerá em janeiro, ainda sem data e local definidos. Na oportunidade, o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, poderá comparecer.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Assistência estudantil, ciência e inovação: Burmann avalia seus dois mandatos na UFSM Anterior

Assistência estudantil, ciência e inovação: Burmann avalia seus dois mandatos na UFSM

Nomeação de Luciano Schuch para reitor da UFSM sai nesta sexta Próximo

Nomeação de Luciano Schuch para reitor da UFSM sai nesta sexta

Educação