data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Eduardo Ramos (Diário)
Luciano Schuch assume mandato de 4 anos como reitor da UFSM
Até então vice-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o professor Luciano Schuch foi nomeado oficialmente como reitor da instituição para os próximos quatro anos. A nomeação, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira. Schuch substituiu Paulo Afonso Burmann, que comandava a instituição há oito anos.
A sete dias do fim do mandato, Paulo Burmann apresenta relatório da gestão
Luciano Schuch é doutor em Engenharia Elétrica na UFSM e professor do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da UFSM. Já foi chefe de departamento, coordenador de curso e diretor do Centro de Tecnologia da UFSM. Ele foi o mais votado na pesquisa de opinião feita junto à comunidade acadêmica e, também, nos conselhos superiores da UFSM.
Em entrevista à CDN, o novo reitor comemorou o respeito à autonomia universitária e agradeceu o apoio recebido por lideranças que defenderam o nome dele junto ao Governo Federal.
- É um dia de comemoração e de muita responsabilidade.Um dia de pensar cada vez mais o futuro dessa universidade e o impacto dela no Brasil, com seus mais de 30 mil alunos. É uma comunidade trabalhando em prol do futuro do nosso país. Esse é o papel da educação, quando ela transforma a vida do cidadão na jornada em busca do conhecimento - disse Schuch
Em plena véspera de Natal, a nomeação foi vista como um presente e oportunidade de seguir o projeto para a universidade que teve início com Burmann:
- Não podemos esquecer que somos a continuidade de um projeto de uma universidade inclusiva e inovadora. Vamos seguir muito forte com esse projeto. Nós queremos desburocratizar nossa universidade, torna-la mais ágil. A questão a tecnologia já esta presente. Queremos uma universidade atenta as mudanças do mercado de trabalho e que ao mesmo tempo vai aceitar as diferenças.
Para o primeiro ano de gestão, Schuch terá R$ 120 milhões de orçamento, sendo R$115 milhões para pagar encargos como contas de água e luz e outros custos de estrutura e R $5 milhões para obras e compra de equipamentos. O novo reitor comentou que vai lutar junto ao governo federal para recompor esse orçamento e conseguir mais recursos.
ENTENDA A LISTA TRÍPLICE
Em votação dos conselhos superiores da UFSM, realizada no dia 28 de julho de 2021, ficou definido os votos para reitor e vice-reitor, que foram enviados para o governo federal para nomeação. Participaram da votação os membros do Conselho Universitário, Conselho de Curadores e Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão, o que totalizou 121 votos. Os três mais votados compõem a lista tríplice.
Para o cargo de reitor: Luciano Schuch foi o mais votado, com 42 votos, seguido das professoras Martha Adaime, com 32 e Cristina Nogueira, com 29 votos.
VICE-REITORA
Também em entrevista à CDN, Schuch adiantou que terá como vice-reitora a professoa Martha Adaime, que havia sido a mais votada para este posto pelo Conselho Universitário.
PASSAGEM
Em nota divulgada pela assessoria da UFSM, o evento de transmissão de cargo do ex-reitor, professor Paulo Afonso Burmann, para o atual, reitor ocorrerá em janeiro, ainda sem data e local definidos. Na oportunidade, o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, poderá comparecer.